Criar uma marca é um trabalho que exige boas ideias e muita estratégia. Por esse motivo, pensar na construção de um negócio considerando as recomendações e requisitos da legislação que rege o funcionamento de marcas registradas é uma boa maneira de desenvolver solidez e amparo legal diante do mercado e dos concorrentes.
Por isso, compreender qual a natureza de uma marca, quais características a diferenciam de terceiros e quais os tipos de apresentações gráficas que existem é essencial para dar entrada a um registro de marca completo e que abrange os detalhes do seu negócio.
Leia o artigo da Cone Sul e assista o vídeo da Dra. Vanessa Albuquerque, sócia e advogada da Cone Sul, para entender mais sobre as diferenças entre marca nominativa e marca mista e como essas classificações influenciam o registro concedido pelo INPI.
Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), uma marca "é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa."
Ou seja, refere-se a um conceito da área de negócios e marketing que ajuda as pessoas a identificar uma determinada empresa, produto ou indivíduo de forma tangível e/ou emocional.
De acordo com o INPI, as marcas podem ser classificadas quanto à sua natureza de três formas diferentes: como marcas de produto ou serviço, marca coletiva ou marca de certificação.
O primeiro tipo é aquele usado para diferenciar produto ou serviço de marcas de terceiros. A marca coletiva é destinada a descrever produtos ou serviços originados de uma pessoa jurídica representativa de alguma coletividade e a marca de certificação é utilizada para atestar a conformidade de outros produtos ou serviços seguindo normas ou padrões.
Quanto às formas gráficas de apresentação de marcas no INPI, elas podem ser classificadas em nominativa, figurativa, mista e tridimensional.
A marca nominativa é aquela formada por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, ou seja, que compreende apenas um nome não vinculado a um elemento gráfico. Já a marca figurativa diz respeito a um sinal que implica o uso de um desenho, imagem ou símbolo que representa um conceito. Esse tipo de marca também considera o uso de palavras compostas por letras de alfabetos distintos da língua vernácula, tais como hebraico, cirílico, árabe etc, e elementos estilizados.
Portanto, de acordo com o Manual de Marcas do INPI, a marca mista nada mais é que "o sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada."
Por último, a marca tridimensional é um sinal, geralmente figurativo, capaz de individualizar os produtos ou serviços a que se aplica. Quando o formato da embalagem de uma marca é relevante para a diferenciação da atividade no mercado, ela pode se tornar uma característica marcária de caráter tridimensional.
Classificar uma marca como nominativa ou mista influencia muito na abrangência legal que o registro do INPI irá garantir. Caso o nome da sua marca seja mais importante que o símbolo que a representa, cadastre-a na autarquia como marca nominativa. Caso ambos os elementos nominais e gráficos sejam utilizados como diferenciações do seu negócio, registre-a como marca mista.
A dúvida que fica é: É necessário registrar separadamente apenas o elemento visual de marca mista? A resposta é: depende! Depende do uso da forma gráfica da marca na veiculação do seu negócio. Caso você queira representar a sua marca preterindo o elemento figurativo ao nominativo, é essencial cadastrar o ícone separadamente para obter o certificado do INPI.
Por isso, se você quer uma investigação completa, que valorize a sua marca e que compreenda as principais características distintivas do seu negócio, escolha contratar a assessoria especializada da Cone Sul para te acompanhar durante o preenchimento do formulário de requerimento do INPI.
Entre em contato com um consultor da Cone Sul e agende uma conversa! Nossos assessores oferecem um atendimento personalizado para cada cliente.
Confira nossos canais e redes oficiais e fique por dentro de conteúdos exclusivos sobre como fazer pesquisa no INPI.
®®®®®®®®®®®®®®®
Outros Links Rápidos para nossos conteúdos exclusivos e diários:
💻 YouTube
®®®®®®®®®®®®®®®
#registrodemarca #assessoriaalemdoobvio #assessoriaeficaz #marcasepatentes #advogadodemarca #empresaativa #registrodepatente #patentearamarca #mei #microempreendedorindividual #microempreendedor #novosnegocios #empreendedor #protejaoseunegocio #marca #patente #pequenonegocio #conesul #conesulmarcasepatentes #pequenasmepresasgrandesnegocios