Como Impedir Terceiros

Quando administramos um negócio, gerimos produtos e serviços, uma preocupação constante – entre outras, é a de que nossa marca não seja usada por terceiros levianamente.

Vale lembrar que o seu negócio vai além do produto/serviço que você entrega, que você possui ativos intangíveis também, como a sua marca, por exemplo. E ela tem muito valor

Você só pode impedir terceiros do uso da sua marca se ela estiver registrada no INPI. Então, qual o momento ideal para o registro e para garantir a exclusividade? O momento certo é “imediatamente”! Isso faz parte de uma gestão consciente e integral da empresa.

E os responsáveis por uma gestão consciente devem saber que, para ter exclusividade sobre o nome de um produto ou serviço, ou ainda um logotipo que o identifique, é preciso registrar a marca. E mais, se a empresa inventou uma nova tecnologia, seja para produto ou processo ou fez melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas, a única forma de impedir que terceiros usem tudo isso sem o seu consentimento é sendo titular da chamada patente.

Também é importante saber que marca e patente não se confundem. A marca pode ser registrada, mas não patenteada, e protege o nome e/ou logotipo. Já as patentes, por sua vez, protegem produtos e/ou processos industriais, sejam invenções ou inovações.

Quando você faz o registro de marca, ele terá validade de 10 (dez) anos, contados da data da concessão do registro, prorrogável por períodos iguais e sucessivos. Já a patente de invenção terá validade de 20 (vinte) anos e a de modelo de utilidade pelo prazo 15 (quinze) anos contados da data de depósito. É um período considerável para o impedimento de terceiros para o uso de sua marca.Não há outra forma mais segura de proteger sua marca, seus processos de produção e utilização, se não a partir do registro. E de qualquer forma, não esqueça dos 5 passos para registrar uma marca, pois só depois disso conseguimos impedir terceiros de usá-la.

Gostou do Assunto? Deixe seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *