1. Por que contratar a Cone Sul?

A Cone Sul atua mais de 20 anos em Propriedade Intelectual, sempre acompanhando o desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e dos atos jurídicos que se modernizam, permitindo que o empresário proteja mais precisamente seus direitos.Atuamos com os atos administrativos do INPI, e também com o contencioso, por meio de um corpo jurídico especializado internamente na Cone Sul.

2. O que é uma marca?

Marca é o nome que se dá a um produto ou serviço, para divulgação do mesmo. Toda empresa possui uma marca.A única maneira da empresa proteger e resguardar seus direitos de uso de uma nome, é com a proteção de marca.

Por isso, registre a sua marca, para que não seja surpreendido.

3. Como criar uma marca?

Existem empresas especializadas para criação de uma marca, que será analisado o público a que a empresa pretende atingir, o valor agregado e demais fatores.A Cone Sul possui parceria com empresas competentes de branding. Verifique na nossa área de parceiros, ou nos peça uma indicação.

4. Por que registrar um nome fantasia?

Registro de nome fantasia, e registro de marca são sinônimos, por isso a forma de proteção é a já oferecida pela autarquia INPI.

5. Por que é importante criar e ter marcas exclusivas?

No mercado de atuação, infelizmente, é normal existirem empresas com a mesma marca. Este conflito gera a concorrência desleal e consequentemente o desvio de clientela, por isso, é muito importante criar e ter marcas exclusivas, para que a atuação de cada empresa não seja confundida, e o trabalho seja em vão.

6. Por que registrar um logotipo?

O registro do logotipo é muito importante para o fortalecimento de uma marca no mercado. O consumidor toma conhecimento da sua empresa tanto pela audição quanto pela visão. Por isso uma das maneiras de fixar a marca é agrega-la a um logotipo.

7. Como registrar sua marca?

O único órgão responsável para analisar a viabilidade de uma marca é o INPI, no qual existem alguns atos administrativos a serem executados para que se inicie o requerimento de proteção de marca.
1° – É importante fazer a pesquisa de viabilidade, para saber se a marca pretendida pode ser protegida. A Cone Sul faz esta pesquisa gratuitamente.

2° – Organizar e preparar os documentos para pedir o registro de marca:*procuração;*logotipo;* documentos que comprovem o segmento de atividade de interesse;* pagamento da GRU – Guia de Recolhimento da União;

3° – Protocolar o requerimento, onde constará o número do processo, data e hora do pedido.

4° – acompanhar o processo administrativo por meio da RPI – Revista da Propriedade Industrial semanalmente.O procedimento do registro de marca não é compreendido por um único ato, e sim por um conjunto de publicações e cumprimentos de despachos com o objetivo da concessão de marca, e que a empresa possa fazer uso do ®.

8. Como patentear uma marca?

Muitas pessoas utilizam esta terminologia “patentear uma marca”. Mas o correto é Registrar uma Marca. O termo “patentear” refere-se a um produto, no qual também pode compreender registro.

9. Como pesquisar gratuitamente a marca?

A Cone Sul pesquisa as marcas gratuitamente. Caso necessite deste serviço, por favor informe a marca, e o segmento de atuação.Clique aqui, e preencha o formulário de contato.

10. Qual o “valor” do registro de marca para uma empresa?

O valor de um registro de marca para uma empresa é algo imensurável, pois garante com que o seu patrimonio imaterial se torne material, monetariamente. O registro de uma marca agrega patrimônio e valoriza uma empresa.Quanto maior a propagação de uma marca, maior valor a mesma atinge, tornando-se um ativo de uma empresa. Deixando-a mais segura no mercado, para que seu cliente contrate seus serviços ou produtos.

11. Qual o custo para registrar a marca?

A taxa federal é tabelada pelo INPI. E os honorários são variáveis conforme a empresa que irá o assessorar.A Cone Sul, possui um valor acessível, e compromete-se a executar um serviço de qualidade, transparência e ética.

Solicite um orçamento, clique aqui.

12. Quem pode fazer o registro de marca?

Qualquer pessoa física ou jurídica, que comprove segmento de atuação no ramo de atividade pretendido, pode pedir o registro de uma marca no INPI.

13. É Preciso registrar a marca?

O registro de marca não é obrigatório, mas de extrema necessidade para quem visa o crescimento de sua empresa. É a única forma de impedir terceiros de utilização indevida de marca.

14. O que é publicação de marca?

A publicação de marca é quando o processo protocolado no INPI, torna-se público. Abre-se o prazo de 60 dias para oposição de terceiros, onde qualquer interessado poderá se opor ao processo juntando alegações para que o INPI faça uma análise.

15. O que é depósito de marca?

O Depósito de Marca ou Pedido de Registro de Marca é a primeira fase do processo, o interessado terá o protocolo do pedido, que constará data, hora e número do processo.Este número acompanhará a marca para o resto de sua vida.

16. O que é oposição de marca?

A oposição de marca ocorre quando algum terceiro interessado se vê prejudicado por determinado pedido de registro. Esta oposição tem o prazo de 60 dias após a publicação para que seja apresentada. Expirando-se este prazo o interessado na oposição não poderá mais fazê-la.

17. O que é indeferimento?

O indeferimento ocorre quando o INPI aponta alguma anterioridade de processo/registro, ou quando o pedido de registro é contra algum dos artigos da legislação de propriedade industrial vigente.

18. O que é recurso de marca?

O recurso é a defesa, por meio de alegação do titular da marca que sofreu indeferimento no INPI. O prazo para o protocolo do recurso administrativo é de 60 dias, após a publicação de indeferimento.

19. O que é deferimento de marca?

O deferimento de marca é quando o INPI analisou toda documentação que foi requerida a marca, analisou as interposições, caso houver, e está concedendo o direito da marca requerida.Existe um prazo para o cumprimento deste deferimento de 60 dias, mediante pagamento da GRU e honorários do procurador.

20. Qual o prazo para concessão de marca?

A concessão de marca e utilização do ® só ocorre após toda a análise do processo no INPI, que, hoje está entre dois e três anos, aproximadamente.Caso ocorra alguma interposição de terceiro, este prazo pode se retardar.

21. Como patentear uma ideia?

Para pedido de registro de uma patente é necessário que a mesma esteja desenvolvida ou que haja um protótipo. Não existe patente somente de ideia abstrata.

22. Por que registrar um personagem?

Todo personagem criado pode ser protegido como direito autoral, e/ou, marca figurativa. O registro é a forma em que o autor tem de impedir terceiros de utilização indevida, e inclusive, licenciar para uso.

23. Por que registrar uma embalagem?

Toda embalagem inovadora pode ser protegida. O design de uma nova embalagem pode ser exclusivo, desde que devidamente protegido. Com isso o produto poderá prevenir a concorrência desleal.