Por que registrar o logotipo?

Você sabia que o nome da sua empresa (razão social) pode ou não ser igual a sua marca? E que um mesmo CNPJ pode ter várias marcas vinculadas?

Pois é, essas e outras informações em geral você só descobre quando solicita o registro de marca junto ao órgão responsável, o INPI.

O registro de marca junto ao INPI abrange exclusivamente o Brasil, caso o titular deseje, poderá registrar sua marca em outros países, mas para isso deverá solicitar o registro junto à cada órgão similar ao INPI daquele país.

Por que registrar o logotipo?

Conceitualmente, logotipo é a representação gráfica do nome da sua empresa, instituição, produto, marca e pode conter símbolo, letras e mascotes, por exemplo.

Ao registrar o logotipo da sua empresa você está protegendo a sua identidade e também a sua percepção de marca. Além disso, você amplia o valor percebido da empresa pois o ® agregado ao símbolo traz mais confiança, ainda que subjetivamente, a quem visualiza.

Interessante mencionar que mesmo que a marca esteja protegida no conjunto (nome + forma visual), caso algum terceiro vier a utilizar parte de sua marca (nome ou forma visual), a lei protege para que este terceiro seja impedido. Mesmo que a utilização indevida não ocorra com o todo à sua marca.

Ao requerer o registro da sua marca – veja aqui os 5 passos para o registro de marca (link: http://conesul.com.br/como-registrar-uma-marca-em-5-passos/), você protege sua empresa no segmento de atuação e foca no seu negócio sem precisar pensar nas questões legais.

Isso ajuda a compor uma marca forte, com entregas de produtos e serviços de alta performance pois a atenção está no business.

A lembrança do consumidor com a sua marca não ocorre somente por saber do nome da marca com o qual a sua empresa atua, mas também com a parte visual utilizada.

A Cone Sul Marcas e Patentes atua no mercado de Propriedade Industrial e Intelectual há mais de 20 anos e pode antecipar os seus problemas, orientando da melhor forma o pedido de  registro da sua marca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *